sábado, 14 de novembro de 2015

Resenhando Jogos: Minecraft



"Um jogo simples para pessoas simples"


Título: Minecraft

Desenvolvedores: Markus Persson, Jens Bergensten (Notch e Jeb)

Produtora: Mojang Specifications

Gênero: Sandbox

Plataformas: Android, iOS, PC, Playstation 3 e 4, Xbox 360 e One, Windows Phone
                                                           
Número de Jogadores: 1 a ? (dependendo do servidor)/ 1 a 4 (Xbox 360)

  2009



A HISTÓRIA

      Minecraft é um jogo diferente de todos os outros. Sua temática é centrada em mundo aberto, não possuindo jogabilidade linea e tendo como único objetivo sobreviver até matar o dragão final, o Ender Dragon.
    
       A principal característica do game é a aparência feita completamente por blocos. Chega a ser cômico o fato da popularidade do jogo ter crescido devido à essa característica, afinal, todo mundo já ouviu falar do “jogo de quadradinhos”.


      O jogo, como o próprio nome sugere, se resume à mineração e construção dos elementos necessários para a sobrevivência do jogador. É claro que com um objetivo tão simples, o jogo ficaria raso demais. Entretanto, vemos que na jogabilidade é necessário enfrentar zumbis, esqueletos, bruxas, aranhas e muito mais (incluindo o clássico Creeper), resultando num jogo minimalista, porém completo.


Em termos de jogabilidade vemos um plano de fundo simples, mas que entretem e funciona. Aparentemen te o jogo foi feito para ser jogado em primeira pessoa, mas os desenvolvedores pensaram nos jogadores que não se acostumariam com esse tipo de premissa e incluiram uma possibilidade de jogatina em terceira pessoa.
      O criador do jogo, Markus “Notch” Persson se inspirou em três outros games no processo de criação de Minecraft: Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.


GRÁFICOS

      Como dito anteriormente, os gráficos de Minecraft não são dos mais realistas, porém, a aparência de “quadradinho” transformou-se na marca registrada de Minecraft.
      Também vale ressaltar que, desde o princípio, o objetivo de Minecraft não era atingir gráficos hiper realistas, mas sim proporcionar diversão de uma forma leve e descontraída.



MODOS DE JOGO

      Minecraft é resumido em três modos de jogo principais. São eles:

      Sobrevivência: É o modo principal, onde você precisa coletar recursos (como madeira, ferro, ouro, pedra...), construir suas propriedades, sobreviver aos monstros e cumprir o objetivo de vencer o Ender Dragon. É o modo oficial do jogo

      Criativo: Este modo possui uma temática completamente deiferente, seu único objetivo é: CONSTRUIR! Sim, no modo criativo você não morre, você pode criar os monstros, tem acesso infinito aos blocos e muito mais. Neste modo você é o deus do Minecraft, porém você não joga, apenas cria.

      Aventura: Este modo apenas se difere pela característica de não ser possível quebrar blocos e não seguir o objeti o co jogo. Em outras palavras, o jogador pode jogar mapas criado por outros jogadores no modo criativo (por isso não é possível destruir os mapas) sem ter que focar no objetivo de destruir o dragão. É o party mode do Minecraft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário