sexta-feira, 13 de março de 2015

Tag: Liebster Award Tag


Apesar do hiato que se seguiu no blog, a atividade continua. Recentemente o Joe do Leia-me Já! Respondeu à uma tag e indicou-me para fazer o mesmo. Trata-se da Liebster Award Tag, cujas regras são:

- Escrever onze fatos sobre você
- Responder as perguntas de quem te tagueou
- Indicar de onze a vinte blogs e criar onze perguntas para estes
- Inserir no post uma imagem do selo Liebster Award
- Linkar de volta quem te indicou

Como Joe deixou a tag livre para alterações, também pularei a parte dos fatos pessoais, deixando igualmente em aberto para quem for indicado.

P.s.: Você pode conferir o post do Leia-me Já! Aqui
Sem mais, vamos às perguntas:

1- Qual o livro que te fez se apaixonar pela literatura?
Bom, eu sempre gostei de ler, mas nunca considerei a leitura como algo necessário no cotidiano. Isso passou a mudar quando comecei a ler – mesmo a versão traduzida – de Harry Potter, mas foi apenas com A Torre Negra – O Pistoleiro de Stephen King que minha ideia limitada sobre livros mudou de vez. É claro que mais tarde vários autores me marcaram, como Martin e Shriver, mas foram as escritas de Rowling e de King que me mostraram um universo totalmente novo, cujo aderi a minha vida pessoal (e quem sabe profissional).

2- Descreva-se com o título de um livro
Que complicado! O Apanhador de Sonhos

3- Qual o seu personagem preferido? E o que você aprendeu com ele/ela?
É complicado escolher apenas um, aprendemos tantas coisas com tantos personagens. Com David Martín, aprendi a importância da arte da escrita. Com Dumbledore, que a força se curva à sabedoria. Com Willy Novinsky, que há sempre algo em jogo. Com Park So-Nyo, a importância de uma figura materna. E uma infinidade de outros...

4 – Qual o gênero literário mais subestimado? E o mais superestimado?
Quando se trata de gêneros literários, tento analisar tudo com um olhar imparcial, mas é fato que sempre há um ou outro que torcemos o nariz, e no meu caso é o chick-lit ou qualquer romance melosamente levado ao extremo. Por outro lado, qualquer ficção fantástica terá vez nas minhas leituras.

5- Complete a frase “Através do meu blog eu espero...”
... a princípio refletir e compartilhar sobre minhas leituras e experiências literárias, mas também compartilhar curiosidades sobre livros e o universo literário em si.

6- Qual crossover literário você gostaria que acontecesse?
Tomei a liberdade de modificar esta pergunta. Crossover seria a mistura de livros e/ou personagens distintos numa mesma história. Realmente não consegui imaginar nenhum crossover que soasse interessante e não estranho, de modo que resolvi mesclar autores com livros alheios. E apesar da hipótese cômica que seria de: George Martin escrevendo A Torre Negra, Carlos Ruiz Zafón opinando em Dragões de Éter, eu aprovaria a ideia de ver a acidez da escrita madura de Lionel Shriver em um YA como Harry Potter.

7- Se pudesse, qual livro desleria? (desleria: se pudesse voltar no tempo, não leria).
Creio que ainda não cheguei ao ponto de ficar com raiva de ter lido um livro por não gostar dele e desler um livro me soa crítico demais. Sempre podemos absorver algo deles e as experiências ruins servem para evidenciar as boas. É claro que há leituras que não gostamos, e entre essas, eu destacaria: Enfeitiçadas de Jessica Spotswood e Dupla Falta de Lionel Shriver.

8- Qual leitura foi a mais difícil para ti? Justifique
A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón foi tão difícil que ainda não consegui terminar, me levando a colocar o livro de lado e continuar num outro tempo. Não que o livro seja gigante ou a leitura seja ruim, muito pelo contrário, eu estava gostando muito! Porém, por consequência de terceiros, se tornou uma leitura “picada”, o que acabou me desanimando, fazendo-me adiar o término. Demorei muito tempo para chegar à metade do livro e quando vi que a narrativa já estava se tornando confusa para mim, resolvi parar, ler outra coisa e depois retornar.

9- Qual livro você gostaria de ver adaptado para o cinema?
Uma versão decente de A Bússola de Ouro e a continuação da trilogia. Seria muito interessante ver também os romances policiais de Chelsea Cain.

10- Indique três leituras indispensáveis. Apenas três!
Apenas três? Que difícil!
- Precisamos Falar sobre o Kevin – Lionel Shriver
- A Guerra dos Tronos – George R.R. Martin
- O Pistoleiro – Stephen King

11- No que seu blog contribuiu para sua formação enquanto leitor?
Além de servir como um diário de leitura, o blog vem contribuindo para uma reflexão de gêneros literários, me ajudando conhecer mais autores e títulos e é claro, incentivando a leitura sempre!

Blogs Indicados:

Perguntas a serem respondias
1. O que o motivou a fazer um blog/vlog?
2. Se pudesse ficar frente a frente com um personagem, qual seria?
3. Qual seria sua solução para um final que você não tenha gostado?
4. Se tivesse que escolher um livro para viver eternamente, qual escolheria?
5. Já comprou um livro devido à capa e após lê-lo se arrependeu? Qual?
6. O que você espera do seu blog/vlog?
7. Se tivesse que escolher apenas um autor para ler eternamente, qual seria?
8. Loja física ou virtual? Sebo ou livrarias?
9. Qual o livro que mais te decepcionou?
10. Que livro que, enquanto lia, não via a hora de chegar ao fim?
11. Com que autor você estabelece uma relação de amor e ódio?


5 comentários:

  1. Ótimas respostas! As "adaptações" foram validas! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Vitor, adorei as respostas. Nós temos muitas coisas em comum. George Martin é uma ótima leitura! Agradeço por ter indicado O Casulo das Letras para responder a tag, mas já havia respondido anteriormente.
    Muito sucesso ao blog, sempre que eu puder eu venho visitá-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, é uma pena você já ter respondido. Sim, temos gostos literários parecidos e adorei O Casulo das Letras. Tomara que futuramente possa lhe indicar!
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi Vítor! Já respondi a tag lá, vc viu?! :) Obrigada pela indicação. Adorei!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  4. Olá Vitor. Já respondi a tag no blog. Obrigada pela indicação ;)
    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/2015/03/tag-liebster-awards.html

    ResponderExcluir