terça-feira, 30 de junho de 2015

A Ordem da Fênix - J. K. Rowling

“Quanto mais você se importa, mais você tem a perder."





Título: A Ordem da Fênix

Autor: J.K. Rowling

Título Original: The Order of the Phoenix

Tradução: Lia Wyler

Série: Harry Potter

Editora: Rocco

                                                              2003




      No divisor de águas que é o quinto volume da série Harry Potter, temos a sequência de acontecimentos após a ascensão de Voldemort. A sensação que o leitor tem ao ler este volume é de total agonia, já que as coisas só fazem piorar. Aqui, Harry começa a se preparar para o pior, e em prol da situação, Dumbledore resolve reatar o grupo de bruxos responsáveis pela queda de Voldemort no passado, ressurge então, a Ordem da Fênix.

“A sede da Ordem da Fênix encontra-se no Largo Grimmauld, número doze, Londres.”

      Esse volume é o único que possui acontecimentos importantes pré-Hogwarts, isto é, nas férias dos alunos. Logo no começo, Harry é forçado a usar magia fora da escola e isso desencadeia uma série de problemas burocráticos com o Ministério da Magia. E como se não fosse o bastante o fato do bruxo mais perigoso de todos os tempos estar à solta, Harry se passa como mentiroso perante o Ministério e o Profeta Diário (e consequentemente, o mundo tudo), já que o ministro se recusa a acreditar nas palavras do garoto, achando que a volta do Lord das Trevas não passa de um plano para Dumbledore tomar seu lugar.

      Em prol de todos esses problemas políticos, a Ordem começa a agir sutilmente sem o consentimento do Ministério, e isso só agrava a situação. A desconfiança do ministro o leva a interferir em Hogwarts, e é então que Dolores Umbridge se apodera dos domínios da escola.

“Chegou a hora de escolhermos entre o que é certo e o que é fácil.”

      Devido ao crescimento do protagonista, neste volume vemos um Harry mais arrogante, e isso dá um toque mais realista à trama. Rowling trabalhou nesse volume de maneira diferente dos demais vistos até aqui, pois não há tanta prioridade em desenvolver a escrita criativa da autora, mas sim de prosseguir com a trama em si.

      Há revelações extremamente importantes para o posterior desenrolar da trama, e ficamos sabendo dos propósitos dos fatos. Rowling começa a pontuar as coisas, e tudo deixa de ser superficial e passa a se agravar. A autora nos mostra também que ela sempre soube os propósitos dos acontecimentos antes não esclarecidos, dando uma sensação de amadurecimento em sua escrita.


      Em prol de tudo, A Ordem da Fenix é uma ótima leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário