quarta-feira, 3 de junho de 2015

Edição de Garra: Harry Potter


Foi revendo um post recente do blog, onde falei que o conteúdo era mais importante que a edição, que me perguntei quão importante é o impacto que as edições causam em nós leitores. Pensando nisso, resolvi abrir uma coluna no blog apenas para avaliar edições que saltam os olhos. O objetivo não é expor aqui a melhor de todas as edições de tal livro, mas sim, avaliar uma que seja especial. Este é o Edição de Garra!
Harry Potter será o alvo do nosso primeiro post. Há inúmeras edições de Harry Potter ao redor do mundo (não me limitarei apenas às edições brasileiras), mas não pude ignorar a edição americana em hardcover da Scholastic.
 
Os sete volumes vêm em um box que se encontra dentro de uma mala que se assemelha às bagagens do universo de Harry Potter. Essa mala é de um papelão mais resistente que o comum, o que é uma pena, pois poderia ser feita de madeira. Na parte superior da "bagagem"
há uma inscrição que imita um carimbo escrito "Deliver to Hogwarts" (Destinado à Hogwarts), onde você pode escrever seu nome. O box também acompanha adesivos oficiais da série que, segundo às indicações, servem para decorará-lo. São dez adesivos: O brasão de Hogwarts e um para cada uma das casas, um para o Beco Diagonal, Azkaban, o castelo, a Floresta Proibida e um para o Expresso Hogwarts. Eu possuo o box e admito que não tive coragem de retirar os adesivos da cartela e muito menos de escrever meu nome na "mala".




Ao contrário de muitos outros, este box é de um papelão resistente e largo, permitindo-lhe tirar e recolocar os livros sem qualquer problema de espaço. 



As jackets são iguais as capas das edições brasileiras, mas as dimensões dos livros são maiores na versão americana. Culpa da tradução ou das páginas grossas, a espessura da versão da Scholastic é absurdamente maior.




O título, nome da autora e da editora são em alto relevo com letras brilhantes (cada livro de uma cor diferente), tanto na capa como na lombada. 



Retiradas as jackets, os livros de capa dura são lisos com dualidade de cores diferentes, sendo uma quadriculada e outra em tecido. O título na lombada continua com letras brilhantes. 

Atento aos detalhes, podemos ver que todo começo de livro e de capítulo, é apresentado uma ilustração sobre o mesmo. 






As páginas são de uma gramatura mais espessa, o papel é mais duro e tanto fonte como diagramação são ótimas. Quando é apresentado na história uma carta, a estrutura de texto é alterada, constando inclusive, uma assinatura do personagem. 

O preço dessa edição aqui no Brasil não é muito acessível, o que é uma pena, já que qualquer um que saiba inglês deveria ter um desse em casa.
Não há contra-argumento quando comparadas as duas edições. Em vista da edição americana, a brasileira é um desleixo. E a tradução.... enfim, isso é assunto para um post futuro. Até mais!
As resenhas dos livros já lidos podem ser encontradas aqui:
Livro 1
Livro 2
Livro 3
Livro 4

7 comentários:

  1. Obviamente eu já tinha visto esse box, mas nunca parei pra dar muita atenção à ele. Mas depois desse post tudo mudou e agora tenho como objetivo de vida tê-lo lindo aqui na minha estante! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa edição vale a pena o dinheiro gasto, se tiver a oportunidade não pense duas vezes haha

      Excluir
    2. Tenho um desses aqui em casa ,novinho e está a venda em preço acessível...

      Excluir
    3. Tenho um desses aqui em casa ,novinho e está a venda em preço acessível...

      Excluir
  2. Adorei a nova coluna do blog! A edição, embora não admitimos às vezes, é muito importante. É claro que o conteúdo é o mais importante, mas ter uma edição caprichada nos dá a sensação que o dinheiro gasto valeu a pena cada centavo. Infelizmente aqui no Brasil os livros são cada vez mais caros e as edições cada vez menos caprichadas, raras exceções é claro.

    ResponderExcluir
  3. P.S.: Essa edição é linda mesmo! E eu sou o único que detesta jackets? o_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a edição conta muito nas nossas aquisições. O Brasil não nos da escolha para poupar dinheiro, já que a maioria das edições brasileiras não são tão caprichadas como as demais, e ao importar....

      Hahaha, eu adoro jackets! Dão um aspecto mais bonito às hardcovers

      Excluir