sábado, 9 de agosto de 2014

A Câmara Secreta - J.K. Rowling

“São as nossas escolhas, Harry, que revelam quem realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”



Título: A Câmara Secreta

Autor: J.K. Rowling

Título Original: The Chamber of Secrets

Tradução: Lia Wyler

Série: Harry Potter

Editora: Rocco

2000




      A Câmara Secreta em suma retrata o segundo ano de Harry em Hogwarts. Logo nos primeiros capítulos, o bruxo recebe uma visita inesperada e um aviso perturbador: Um elfo doméstico aparece em seu quarto na casa dos Dursley dizendo que retornar a Hogwarts é um erro e estará correndo grande perigo se o fizer. Como por característica, Harry ignora o aviso e – de uma maneira excêntrica – volta a Hogwarts.  Para o azar de Harry, Dobby – o elfo – estava certo. Hogwarts esta sendo atormentada por algo ou alguém que vem atacando alguns nascidos-trouxas da escola. A explicação por trás dos ataques é nada mais que o “mito” da câmara secreta, que supostamente viria a ser o lar de uma criatura – cujo seria controlado apenas pelo herdeiro de Salazar Slytherin – para que quando chegasse a hora, extinguisse os sangues-ruins da escola.  

“A câmara secreta foi aberta, inimigos do herdeiro... CUIDADO!”

      Com um leve toque de investigação, o livro em si proporciona entretenimento de qualidade. Ataque atrás de ataque, Harry como principal suspeita, criaturas colossais, poções complexas, entre tantos outros elementos fantásticos. Neste livro, teremos um aprofundamento sobre o passado de Voldemort e de Hagrid, uma breve explicação sobre os fundadores de Hogwarts e mais uma vez, uma descoberta sobre a vida do protagonista.

“Olá, Harry Potter. Meu nome é Tom Riddle...”

      O livro intriga e causa curiosidade pelo fato de o tal falado herdeiro, permanecer como incógnita até os últimos capítulos. Vale ressaltar que a escrita da autora já amadureceu em termos da pedra filosofal para cá, já que o livro é direcionado para crianças.

“Venha... Venha para mim... Deixe-me rasgá-lo... Deixe-me rasgá-lo... Deixe-me matá-lo”.

      O desfecho desse volume não poderia ser melhor e acredito eu, que quem nunca assistiu Harry Potter, não fará ideia de quem está por trás dos ataques como intermediário. Tem um toque de humor que tira a tensão do mistério e isso apenas soma pontos para a obra. Na minha visão, poderia ter tido um aprofundamento maior se tratando da história dos fundadores da escola, mas continua sendo uma boa recomendação!


“No entanto – disse Dumbledore – Você descobrirá que só terei deixado a escola quando ninguém mais aqui for leal a mim. Você também vai descobrir que Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário