domingo, 3 de agosto de 2014

Joanne Kathleen Rowling



Nascida em 1965 em Yate, Inglaterra, Joanne Rowling foi a primeira autora a se tornar bilionária na história.
      Rowling estudou em Exeter University, cursando francês e outras línguas. Após o término do curso, trabalhou em Londres como secretária e outros empregos aleatórios, mas a criadora de Hogwarts sempre soube que tinha vocação para escrever. Joanne sempre fora muito próxima à mãe e devido isto, foi mais que uma má notícia quando descobriu que sua mãe sofria de esclerose múltipla.
Um atraso na viagem de trem de Manchester com destino a Londres rendeu à Rowling a história de Harry Potter. Seis meses depois, a mãe de Joanne faleceu e ela decidiu aceitar uma proposta de emprego em Portugal, como professora de inglês. Ela casou-se com o português Jorge Arantes e teve sua filha Jessica. Quando mencionado, Joanne diz que o primeiro casamento fora violento e bruto, o que nos leva a crer que ela sofreu violência doméstica. Após deixar Arantes, Joanne se mudou para Edimburgo na Escócia para ficar próxima da irmã Dianne, onde A Pedra Filosofal fora finalmente concluída e publicada pela Bloomsbury em 1997
      Em entrevista com Oprah, Rowling disse que a ideia de Harry Potter lhe surgiu com uma única frase “garoto não sabe que é bruxo e esta indo para a escola de bruxaria”. E segundo ela, era o que precisava para começar a escrever os livros.
      A pedido da editora, Joanne teve que adicionar o nome Kathleen – de sua avó paterna – pois eles achavam que se tratando de um livro para garotos, não venderia se o público soubesse que fosse escrito por uma mulher. Sendo assim, a abreviação J.K. surgiu, mas não tardou para os fãs descobrirem que se tratava de uma mulher.

Além da série Harry Potter, Rowling escreveu três “spin-offs” da série, sendo estes “Os Contos de Beedle, o bardo”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Quadribol Através dos Séculos”. Também fora publicado Morte Súbita, o primeiro romance para adultos. Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, Jo publicou dois volumes da série Cormoran Strike, que provavelmente será maior que a série Harry Potter. Também está escrevendo o roteiro para Animais Fantásticos e Onde Havitam, que será dividido em três filmes e tem previsão de lançamento para 2016. Rowling mora em Edimburgo com seu atual marido Neil Murray e seus três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário