terça-feira, 5 de maio de 2015

Uma Questão de Capa: A Bússola de Ouro

Vamos a mais uma seleção de capas ao redor do globo, dessa vez da obra de Philip Pullman: A Bússola de Ouro.

 

Começando pelas edições brasileiras. A primeira capa é extremamente bonita e podemos notar isso mais claramente com o livro em mãos, nos possibilitando a enxergar os detalhes das cores. A segunda capa fora a primeira publicação deste livro no Brasil. A terceira é baseada na adaptação cinematográfica e não me agrada muito (como a maioria das edições deste tipo).

 

A capa da esquerda é a capa original, britânica. E a esquerda, a capa americana. Gosto da simplicidade da britânica, mostrando apenas o aletiômetro e um jogo de cores vivas, como a brasileira, mostrando um pouco da fantasia presente no livro. A americana já é mais neutra, talvez fazendo um adendo ao norte. É interessante observar que o título original é o britânico, que numa tradução livre seria Aurora Boreal, mas veremos que poucas edições traduziram deste título, optando pela versão americana.



À esquerda temos a edição portuguesa, que manteve o padrão britânico e à direita a edição francesa que, por vez, seguiu o americano. Porém, ambas mudaram o título para Os Reinos do Norte.


Aqui temos as edições espanhola, italiana e alemã, respectivamente. Os traços infantis da espanhola acompanham toda a trilogia, formando um padrão bacana. A italiana por vez é mais neutra e a alemã não me agradou. Quanto aos títulos, apenas a edição espanhola manteve uma tradução correspondente ao título original.

     

O Japão dividiu o volume em dois, resultando nas primeiras duas capas. Já a China, optou por uma capa mais objetiva. Ambas mantiveram o título americano.

E então, quais foram suas capas preferidas? As britânica, espanhola e brasileira me agradaram bastante! Você pode conferir a resenha deste livro aqui. O Corujal recomenda essa leitura. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário