sábado, 22 de agosto de 2015

Coração Apaixonado - Chelsea Cain




“— É muito violento. Tem fotos das cenas dos crimes. — Seu estômago queimou só de pensar em seu filho de oito anos lendo o que ela lhe fizera. — Descrições detalhadas de tortura
 — Um vislumbre do seu mundo."



Título: Coração Apaixonado

Autor: Chelsea Cain

Título Original: Sweetheart

Tradução: Angela Pessoa

Série: Beleza Mortal


Editora: Objetiva (Suma de Letras)
                                                          
                                                             2009






      Dois meses após os acontecimentos de Coração Ferido, o nosso detetive Archie Sheridan resolve entrar de vez em uma abstinência de Gretchen Lowell. Na teoria vemos que Archie decidira seguir sua vida sem Gretchen, mas percebemos, também, que deixar a psicopata não é o que o detetive quer.
      No decorrer desses dois meses, os personagens envolvidos no caso do Estrangulador das Escolas seguiram seus rumos. Susan – que mesmo tendo Archie em seus pensamentos – não tem qualquer notícias do detetive, e encontra-se no meio de uma matéria envolvendo um furo político e um possível estupro. Henry e Claire continuam com suas vidas no cotidiano policial. Archie ainda exerce o ofício de detetive e volta a morar com  Debbie e os filhos – mesmo que o espaço entre os dois seja um grande abismo.
      A vida desses personagens voltam a se cruzar quando Archie e Henry descobrem alguns cadáveres em um parque, aliás, o mesmo parque em que encontrara o primeiro corpo deixado por Gretchen, anos atrás. O político que Susan investigava acaba sofrendo um acidente, junto com um parceiro de trabalho, e é a partir deste ponto que os personagens voltam a se envolver. Como é inegável o fato de a beleza mortal ser o ápice da narrativa, você deve estar se perguntando: e Gretchen?! A serial killer ainda é mantida sob custódia, e só volta a receber a visita de Archie após um incidente na prisão.

“Aquilo deixou Archie desolado. Não por ela estar preocupada com a segurança dele, mas por ela acreditar que tinha alguma chance de salvá-lo. Qualquer que fosse a porra de jofo que ele e Gretchen jogavam, era entre eles. Gretchen não se importava com Debbie porque sabia que Debbie não era uma ameaça.”

Em alguns flashbacks a autora nos mostra o passado pré-Gretchen, pois em Coração Ferido, adentramos na história a partir do momento em que Gretchen captura Archie, e não antes disto. Portanto, o leitor descobre alguns acontecimentos de quando a serial killer entra na vida do detetive.

“— Sabe — disse Gretchen — eu sou capaz de sentir emoções humanas.”

Coração Apaixonado, como o nome sugere, explorará o lado sentimental e apaixonado de Archie. Aqui o leitor conhecerá a obsessão do detetive por Gretchen, e verá que ele não é tão diferente dela... A relação que se estabelece entre os dois é doentia, e essa dose-de-absurdo que a autora incrementou é totalmente necessária para não tornar a narrativa melosa e entediante. Não leia Coração Apaixonado pelo título, pois a paixão aqui é não é convencional e, em alguns pontos, nem um pouco crível.

“Às vezes Archie perguntava-se o quanto Debbie sabia sobre o seu relacionamento com Gretchen. Debbie sabia que Gretchen o assombrava. Talvez tivesse até mesmo usado a palavra ‘obsessão’. Mas Archie não achava que Debbie soubesse o quanto ele ultrapassara os limites.”

Sou obrigado a ressaltar os trunfos da autora; a criação dos personagens e o ritmo de narrativa de Chelsea Cain é de cair o queixo! Chelsea consegue nos apresentar à personagens tão humanos, que o leitor se indaga da probabilidade daquilo acontecer realmente. Também é de se admirar a forma como a autora desencadeia os acontecimentos, sem soar, em momento algum, amadora.

“E então ele percebeu que não estava com medo dela.


Estava com medo de nunca mais vê-la.”

2 comentários:

  1. Beleza mortal é uma das melhores séries policiais contemporâneas. Tem todos elementos positivos das séries policiais televisivas, o que me faz questionar o porquê ela ainda não foi adaptada. E as personagens criadas por Cain são demais! Até as personagens secundárias são bem trabalhadas pela autora, nunca me canso dessa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também gostaria de ver essa série no cinema. E como eu disse, as personagens dessa autora são humanas demais! Uma leitura indispensável

      Excluir