sábado, 28 de novembro de 2015

O Enigma do Príncipe - J.K. Rowling

"Este livro pertence ao Príncipe Mestiço"



Título: O Enigma do Príncipe

Autor: J.K. Rowling

Título Original: The Half-Blood Prince

Tradução: Lia Wyler

Série: Harry Potter

Editora: Rocco

                                                              2005




      Durante toda minha vida como leitor o que mais me intriga em livros são os antagonistas. O processo criativo dos vilões sempre me deixara curioso, e portanto,  me levava a pensar no porquê daquele personagem estar agindo duma maneira controvérsia. Apesar de todos os subenredos, a proposta de O Engima do Príncipe, é exatamente essa; dar insights de “dois” grandes vilões da série.

“— E você está esquecendo da maior fraqueza de Dumbledore: ele precisa acreditar no melhor das pessoas.”

      Dumbledore é muito presente neste volume, e após a confirmação do retorno de Voldemort, o diretor começa a agir. Logo nos primeiros capítulos o bruxo visita Harry e lhe pede ajuda para persuadir Horácio Slughorn a retornar à Hogwarts como Mestre das Poções. Fato é que Slughorn guarda informações muito importantes para ajudá-los no confronto final. Sim, Slughorn guarda segredos sobre o passado de Voldemort – quando ele ainda se chamava Tom Riddle.

“— Dumbledore diz que as pessoas acham muito mais fácil perdoar os outros por estarem errados do que por estarem certos.”

      Este é o ponto crucial da trama. Ao longo de todo o livro, Harry faz visistas frequentes ao escritório de Dumbledore para saber um pouco a respeito do passado de Riddle. A cada capítulo, uma revelação nova – e mesmo que o enredo de Harry Potter como um todo seja bem conhecido, é inevitável sentir a sensação de surpresa durante a leitura.

“— Primeiro, e mais importante: Voldemort foi, creio eu, mais conectado à esta escola do que à qualquer pessoa. Hogwarts foi onde ele foi mais feliz; o primeiro e único lugar que ele chamou de casa.”

      É claro que eu não podia deixar de falar sobre o Príncipe Mestiço. Essa figura tão característica que dá nome ao livro permanece um “mistério” durante um bom tempo. Rowling consegue pontuar um certo humor irônico a respeito desta grande incógnita (afinal, Harry mal desconfiava que o Píncipe que ele tanto idolatrava se tratava de alguém tão odiado).

"— Eu achei que o Príncipe tinha um senso de humor perverso, mas nunca imaginei que fosse um homicida em potencial..."

      Posso afirmar convictamente que o rumo que a história toma aqui é diferente de todas as outras premissas já apresentadas. Em O Enigma do Príncipe, o leitor vai ver a crueldade dos vilões saírem da teoria para a prática. A sensação que tive ao ler este livro era a de que “tudo era válido”, já que as personagens agiam de qualquer maneira para somarem vantagens para seus respectivos lados. Podemos dizer que a guerra começa a dar as caras em O Enigma do Príncipe.

“— É o desconhecido que tememos quando olhamos para a morte e para a escuridão, nada mais.”

      Uma característica que não pude deixar de notar foi a sutileza do ritmo deste fragmento da história. Em termos de cinema o sexto volume não me agradou tanto, devido à essa sequência de acontecimentos de proporções enormes, mas que acontecem de forma sublime – portanto não tão visual para uma adaptação cinematográfica. Porém, tratando-se de literatura, O Enigma do Príncipe fora um dos livros que mais me agradara, justamente por causa dessa narrativa mais lenta e indispensável. O leitor consegue desfrutar de cada momento das conspirações que permeiam o enredo, e isso é incrível!
      Sem mais, O Enigma do Príncipe é um livro que vai tratar muito do passado sem deixar de lado todo o pandemônio que está se instalando no presente. Talvez a leitura com revelações mais chocantes, e portanto indispensável. Tanto livro quanto filme são altamente recomendados.

“— Severo... por favor...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário