terça-feira, 17 de novembro de 2015

Resenhando Séries: The Night Shift | 1ª Temporada

   

Título: The Night Shift 
Gênero: Drama Médico
Número de Episódios: 08
Duração: 42 minutos
Criadores: Gabe Sachs e Jeff Judah
Distribuidora: Sony Pictures Television
Elenco: Eoin Macken, Jill Flint, Ken Leung, Brendan Fehr, Daniella Alonso, Brendan Fehr, Robert Bailey Jr., Jeananne Goossen, JR Lemon, Freddy Rodríguez, Scott Wolf 
Ano: 2014

     Séries televisivas geralmente focam em um conteúdo onde se possa abranger o máximo grupo de pessoas possíveis, sem deixar de prevalecer a ideia central da obra. The Night Shift, porém, restringe seu público-alvo a um grupo de pessoas com apenas um interesse em comum: a rotina médica.



      Como o próprio nome diz, The Night Shift, vai levar o telespectador a um plantão de medicos no San Antonio Memorial Hospital, em São Fransisco.

“O turno da noite não é como o turno matinal. É um zoológico indisciplinado ”

      A princípio tudo que se pode constatar é que esse suposto plantão é uma tremenda bagunça. Os médicos – a maioria ex-militares – trabalham de uma maneira incomum, tomando suas próprias decisões e arriscando suas carreiras de forma independente. O hospital também possui problemas internos; o orçamento do lugar está apertado, resultando em acessos de histeria da parte do diretor do San Antonio quando seus funcionários tomam a frente e colocam em risco a situação do hospital.



      As personagens são desenvolvidas de forma bem sutil ao longo da série, e isso, talvez, tenha sido a minha maior satisfação. Quando uma amiga me recomendou The Night Shift tive um certo receio a respeito da abordagem do enredo, afinal, eu esperava de uma série onde o foco principal da trama – o dia-a-dia da medicina – não fosse substituído pelos sub-enredos das personagens. E de fato isso não ocorreu, já que as personagens possuem sim um desenvolvimento individual e em conjunto, mas o tema principal não sai de foco em momento algum.
     Mesmo que não haja, explicitamente, um personagem nas luzes do holofote, é impossível não perceber uma certa particularidade em relação a alguns deles – mesmo que de forma bem sutil. Estou falando de TC Callahan (Eoin Macken) e Jordan Alexander (Jill Flint), um ex-casal que demonstram que é possível sim separar a vida profissional da vida pessoal – até certo ponto. 



      TC, além de ex-militar, é o médico com maior potencial no plantão, tendo que assumir boa parte das operações. Essa maestria com o bisturi, entretanto, não o impede de agir por contra própria em seu trabalho, sem se importar com questões cujas “normas não permitem”. Essa grosseria do médico entra em atrito quando Jordan, sua ex, assume a liderança do turno da noite, mas será que mesmo ela conseguiria colocar limites no médico?



      No mais, The Night Shift é uma ótima série para os interessados no meio médico e para aqueles que gostam de adrenalina no enredo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário